Qualidade do ar nos edifícios
A ISOVER incentiva à utilização de ventilação controlada para manter uma qualidade do ar adequada, reduzindo o consumo de energia.
- No geral, os principais parâmetros que influenciam a qualidade do ar de um edifício, e consequentemente o desenho e a instalação dos sistemas HVAC:
- Conforto térmico nas salas. Provém principalmente dos níveis de temperatura dentro das salas, assim como pelos níveis de humidade. Para alcançar os níveis de conforto térmico desejados, é preciso isolar todos os sistemas de distribuição de ar e água. Além disso, o isolamento térmico e a estanqueidade ao ar eficiente contribuirão para conseguir elevadas poupanças energéticas.
- Velocidade do fluxo de ar: Para maior conforto, é essencial controlar a velocidade do fluxo de ar.
- Renovação do ar: As taxas de intercâmbio de ar entre salas são cruciais para manter o nível de conforto desejado.
- Níveis de ruído: A distribuição de fluidos, quer sejam ar ou água, dentro dos sistemas HVAC podem gerar turbulências que causem ruídos não desejados. Um desenho adequado da instalação juntamente com soluções de isolamento eficientes ajudarão a controlá-los e a minimizá-los.
- Capacidade de limpeza e manutenção da instalação. Todos os elementos da instalação (unidades, condutas, etc.) devem ter uma manutenção eficiente e devem ser limpos quando necessário. O desenho das instalações HVAC deverá permitir a inspeção e a limpeza fáceis, sempre que for necessário.